Vale a pena investir durante a pandemia?

A pandemia do Covid-19 trouxe consigo uma crise econômica sem precedentes e muita incerteza sobre o futuro. Dado esse cenário, vale a pena investir? A resposta é bem simples: Sim, mas é necessário cautela!

Em momentos de crise como o que estamos vivendo com a pandemia, fazer investimentos podem ser uma salvação, especialmente se a finalidade for uma reserva emergencial. É possível também ir além da reserva e fazer investimentos na bolsa, mesmo correndo risco com a volatilidade do mercado financeiro atual.

Com isso, reunimos algumas dicas para você investir tranquilamente durante a pandemia.

Antes de investir, controle suas finanças

Como já falamos por aqui, é muito importante ter uma disciplina financeira, seja em tempos de bonança ou em tempos de crise. No entanto, como a pandemia do coronavírus tem nos mostrado, a disciplina financeira se mostra mais importante durante momentos de incerteza.

Portanto, se a sua vida financeira ainda não está totalmente organizada, está na hora de começar. Faça um orçamento, veja quais são seus gastos e sua receita. Veja quais despesas devem ser cortadas para que haja alguma economia. Lembre-se que, em tempo de pandemia, fazer cortes podem ser importantes para manter uma boa base financeira!

Se você tiver alguma dívida, faça o possível para pagá-la. Se você tiver mais de uma dívida, dê preferência para aquelas com as taxas de juros mais altas.

Com as finanças bem organizadas, está na hora de ver o quanto você poderá investir e qual será o investimento ideal para você. Não se esqueça que parte da sua renda deve ser destinada a uma reserva financeira.

Faça uma reserva econômica

Aplicar para fazer a sua reserva econômica deve ser sua prioridade. Essa dica não é válida somente enquanto durar pandemia, mas em qualquer tempo. Com a reserva, você se previne contra possíveis imprevistos, sem ter que recorrer a empréstimos.

Anúncios

O valor da sua reserva deve compreender os seus gastos essenciais, correspondendo a, pelo menos, três meses. Para começar, você deve investir um valor que não comprometa o seu orçamento mensal. Você pode iniciar aplicando pouco e, no mês seguinte, aplicar um valor maior e assim em diante.

É recomendável que a sua reserva financeira seja feita em um fundo de renda fixa. Esse tipo de fundo é seguro e, mesmo com a pandemia, existem poucas chances de perder o dinheiro com esses fundos. Além disso, é necessário que o investimento tenha liquidez diária.

Um exemplo de aplicação de renda fixa é a Caderneta de Poupança. Ela é a aplicação mais conhecida do país e, apesar de segura, existem outros investimentos melhores do que a caderneta. Investir em fundos como o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e as Letras de Crédito Imobiliário ou do Agronegócio (LCI e LCA, respectivamente) são investimentos de renda fixa seguros que funcionam de modo semelhante à Poupança e, além de seguros, rendem mais que a mesma.

Investimentos para além da reserva emergencial

Se você já tem uma reserva de emergência pronta e quer fazer investimentos para além da renda fixa, saiba que é possível, mesmo durante a pandemia! No entanto, é bom saber sobre os riscos envolvidos no processo.

Atualmente, o mercado financeiro encontra-se em um estado volátil, indicando pouca estabilidade e sem previsão para uma normalização. Portanto, é importante estar ciente que ao investir na bolsa, deve-se utilizar um dinheiro que não será essencial a sua sobrevivência, ou seja, um dinheiro que pode ser perdido.

Ao definir o quanto você pode investir, pesquisa com muita atenção e cautela sobre os ativos que você deseja investir. Se você possui interesse em investir em ações, pesquise muito sobre a empresa que você deseja investir, busque saber porque investir nela é uma boa opção.

Cuidado com as ofertas de lucro fácil

Em momentos de crise, é comum sentir medo e insegurança quanto ao futuro. Neste contexto, é comum o surgimento de ofertas de investimentos de caráter milagroso, com promessas de rendimentos mensais absurdos. Tome cuidado, pois há uma grande chance desta oferta ser um golpe.

Quando você se deparar com uma oferta assim, faça uma pesquisa sobre a instituição que está oferecendo o investimento. Veja se a rentabilidade é compatível com as praticadas pelo mercado financeiro. Se houver muita destoante, desconfie.

Fique atento a suas emoções, afinal de contas, tomar decisões financeiras quando se está com muito medo ou muita excitação pode ser muito perigoso.

Além disso, não se esqueça de ficar atento à volatilidade do mercado. O mercado de capitais também está sofrendo com o coronavírus, tanto que o Ibovespa caiu em 35,3% de fevereiro para março deste ano. A B3, por sua vez, acionou o circuit breaker seis vezes durante o mês de maio

Dado esse cenário, investimentos em renda variável podem ser arriscados. Portanto, além de cautela, é recomendável não investir todo o seu dinheiro nesse tipo de ativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.