Quem tem direito ao cartão cidadão?

O Cartão Cidadão foi criado pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso aos benefícios sociais e trabalhistas para quem não é correntista na Caixa. Ele pode até ser usado em canais de pagamentos, desde que autorizados pela Caixa.

Com a liberação de saques do FGTS em contas inativas pelo governo, houve um aumento de interesse pelo Cartão Cidadão, já que o mesmo permite o saque.

O post de hoje é especialmente para quem não possui o cartão. Reunimos aqui algumas informações valiosas sobre o Cartão Cidadão! Inclusive os requisitos mínimos para que se tenha direito ao cartão.

Quais são as vantagens e desvantagens do Cartão Cidadão?

Podemos resumir as principais vantagens do cartão em duas palavras; comodidade e facilidade.

Para ilustrar tais vantagens, imagine que você necessite ir até uma agência da Caixa para sacar o dinheiro de algum benefício. Com o Cartão Cidadão, o Governo Federal irá enviar o dinheiro referente ao benefício diretamente para o cartão. Assim, você poderá sacar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico, sem precisar pegar filas para ser atendido no caixa.

Ter o cartão te dá a possibilidade de não depender mais de uma agência física para realizar saques, consultar o extrato e saldo de seus benefícios. Então, mesmo que a sua agência esteja de greve, você poderá realizar o saque em Casas Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui.

Além da comodidade e da facilidade, o Cartão Cidadão também possui algumas outras vantagens, como ser gratuito, não ter anuidade e taxa de emissão. Além disso, você não precisa ser um correntista da Caixa para pedir o seu cartão.

Entretanto, o cartão possui a desvantagem de não poder ser usado na função de crédito. O cartão também não pode ser pedido pela internet, o que pode ser visto como uma desvantagem para alguns.

Anúncios

Quais são os requisitos para ter o cartão?

O Cartão Cidadão, cuja função é facilitar o acesso de não correntistas Caixa ao seus benefícios, é direito de todos os cidadão brasileiros que atendam a alguns requisitos.

Para pedir o seu você precisa conferir se você tem direito a algum benefício social. Caso você receba seguro desemprego, FGTS, PIS, abono salarial, bolsa família ou auxílio maternidade, você poderá receber o cartão;

Caso você já tenha uma conta, corrente ou poupança, na Caixa Econômica Federal, você terá seu benefício creditado na própria conta, não havendo necessidade de emitir o Cartão Cidadão.

Como fazer o Cartão Cidadão?

Para fazer o cartão, você deve ir a uma agência Caixa ou ligar para a mesma.

Você precisará dos seguintes documentos:

  • RG ou CNH;
  • Comprovante de residência;
  • NIS, ou o seu número de inscrição do trabalhador (NIT), ou ainda o PSI/PASEP.

Caso você prefira fazer a solicitação por telefone, ligue gratuitamente para o número 0800 726 0207. Você não precisa pagar nada para conseguir o cartão, a sua emissão é totalmente gratuita. O cartão chega em até 15 dias úteis, a partir do dia que você o solicitou.

Já possuo o Cartão Cidadão, de que maneiras posso consultar o saldo?

Você possui várias opções para consultar o saldo do seu Cartão Cidadão. A primeira delas é pessoalmente, indo em uma agência da Caixa, Casa Lotérica ou Correspondente Caixa Aqui. Lembre-se de levar um documento de identificação com foto, para o caso de atendimentos no caixa.

Você também possui a opção de consultar o saldo pela internet, através do site da Caixa. Basta clicar em “consultar o saldo do cartão” e fazer o login utilizando o número do seu PIS/PASEP e a sua senha.

Você também pode fazer a consulta utilizando o seu aparelho celular. Para isso, você pode baixar o aplicativo (disponível para Android e iOS). Se você preferir, pode consultar ligando para 0800 726 0207. A ligação é gratuita.

Como desbloquear a senha do cartão?

O Cartão Cidadão já possui uma senha vinculada a ele. No entanto, é necessário, por questões de segurança, que você coloque uma senha própria nele.
Para cadastrar sua senha pessoalmente, você precisará ir até uma Casa Lotérica ou agência Caixa. Você precisará dos seguintes documentos para efetuar o cadastro da senha:

  • Identidade
  • CPF
  • Número do Cartão Cidadão

Em caso de dúvidas, ligue para 0800 726 0207 e peça maiores informações a um atendente.

É possível pedir a segunda via do cartão?

Em caso de perda, dano ou até mesmo furto, a solicitação da segunda via do seu Cartão Cidadão pode ser feita presencialmente ou por telefone.

Se você preferir fazer a solicitação presencialmente, é só ir a uma agência Caixa, com o número do NIS ou PIS/PASEP, CPF e documento de identidade com foto. Caso prefira o atendimento telefônico, ligue para o Atendimento Cidadão no número 0800 726 0207.

Para evitar filas e aglomerações, recomendamos que você de preferência aos atendimentos via telefone ou via internet.

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.