O que fazer para cortar gastos desnecessários?

Aqueles gastos não essenciais ao dia a dia podem pesar bastante no nosso orçamento. Evitá-los é muito importante para quem quer economizar algum dinheiro, seja para fazer investimentos ou para evitar dívidas.

No post de hoje reunimos algumas dicas para ajudar você a evitar esse tipo de despesa. Confira!

O que são gastos desnecessários?

Os gastos considerados desnecessários são aqueles feitos com produtos ou serviços que, depois de algum tempo, mostram-se completamente dispensáveis. Isto é, são aqueles gastos feitos com coisas que não são essenciais para o dia a dia.

Os gastos podem estar relacionados com alguns hábitos diários, como aquele cafezinho ou uma refeição. Podem também estar relacionadas a algumas despesas em atividades de lazer, como idas ao cinema ou em festas. Além, disso, alguns gastos com materiais de vestuário podem, muitas vezes, ser supérfluos.

Geralmente, nós cometemos esse tipo de deslize financeiro sem nem perceber. No entanto, esse tipo de comportamento é totalmente evitável. Veja a seguir algumas dicas para se livrar desse tipo de despesa.

Catalogue as despesas e identifique os gastos desnecessários

Se você quer cortar os gastos desnecessários do seu orçamento é preciso, antes de tudo, identificá-los. Para isso, comece a catalogar todos as suas despesas mensais. Ao fazer isso, você poderá analisar os dados de forma mais tangível.

Com os gastos catalogados, é bem possível que você fique surpreso ao ver como alguns supérfluos do dia a dia podem pesar no seu orçamento mensal.

Agora é hora de passar um pente fino nessas despesas e ver quais delas devem ser cortadas. Defina quais gastos são essenciais ao dia a dia e quais são gastos desnecessários, que podem ser eliminados.

Anúncios

Eliminar alguns gastos pode ser ruim, mas tente focar no quanto você vai conseguir eliminar ao cortá-los. Pensar na suas metas financeiras pode ajudar bastante nesses momentos.

Caso você não saiba como catalogar as despesas e montar um orçamento, nós temos um post que pode te ajudar: clique aqui para ler.

Planeje as compras de datas especiais

Você gosta de presentear seus familiares e pessoas queridas em datas especiais, como em aniversários ou Natal? Uma boa dica para evitar gastos desnecessários na compra dos presentes é planejar-se para as compras.

A estratégia para economizar com estes eventos é elaborar um calendário com as datas importantes. Com o calendário pronto, tente definir com antecedência o que você comprará para presentear. Desse modo, você organiza seu orçamento e evita gastos desnecessários para comprar presentes de última hora.

Pague as contas em dia

Se você deixa para pagar as contas na última hora ou acaba esquecendo de pagá-las com muita frequência, procure formas de se organizar para que isso não aconteça mais.

Quando uma conta não é paga, seja por causa de um imprevisto ou mesmo por descuido, você será obrigado a pagar uma taxa de juros sobre o que não pagou, o que pode custar caro!

Com um pouco de atenção, você pode evitar que esse tipo de coisa aconteça. Tente anotar as datas de vencimento em um local visível ou ainda agendar lembretes em seu celular

Faça uma lista de compras

Essa dica é muito importante para quem quer evitar gastos desnecessários na hora de fazer as compras. Para conseguir ter um melhor equilíbrio no momento das compras, o ideal é listar os produtos que você realmente precisa comprar.

Com uma lista em mãos, você evita comprar produtos desnecessárias e ainda consegue evitar de fazer compras impulsivas.

Além de elaborar a lista, considere também fazer uma pesquisa de preços. É comum comprarmos no local mais cômodo, mas a comodidade pode custar caro. Sendo assim, já que o objetivo é evitar gastos desnecessários, é melhor ir a um supermercado mais distante se os preços estiverem melhores.

Renegocie as dívidas

Fazer uso dos limites do cheque especial e do cartão de crédito não são uma boa ideia, podendo ainda se transformarem em gastos extremamente desnecessários, tudo graças aos juros. Inclusive, as duas modalidades de crédito possuem as maiores taxas de juros do mercado brasileiro.

Sendo assim, acumular dívidas com alguma dessas modalidades é horrível. Caso você esteja devendo a uma dessas modalidades, procure meios para renegociar a sua dívida. Tente negociar com o credor e, se possível, consiga uma outra modalidade de crédito, que tenha juros menores, para pagar a dívida. Assim você troca uma dívida mais cara por uma mais barata.

Há diversas opções de empréstimo com taxas de juros mais baratas que podem ser utilizadas para pagar uma dívida mais cara. Uma opção de crédito que pode ser útil para você gastar menos com os juros, é o crédito consignado. Nessa modalidade, as parcelas são descontadas diretamente na sua folha de pagamento. Isso diminui os riscos de inadimplência, tornando, consequentemente, os juros mais baratos.

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!