O que é Preciso Fazer para ter Disciplina Financeira?

Ter disciplina financeira é essencial para conseguir realizar os seus sonhos e alcançar a tão sonhada liberdade liberdade financeira. No entanto, conseguir ter disciplina financeira é um processo trabalhoso, que exige muita organização e controle.

Para conseguir ser mais disciplinado, separamos ótimas dicas para te ajudar. Ao segui-las, você conseguirá se organizar e ter um controle maior sobre o seu dinheiro.

Para começar, organize-se

A disciplina financeira começa a partir do momento em que você começa a se organizar. A organização financeira é muito necessário e muito simples de ser feita. Para se organizar, você precisa registrar quais são as entradas (o quanto você ganha) e quais são as saídas de dinheiro (gastos e despesas). Os registros podem ser feitos da maneira que você achar mais adequada, pode ser em uma folha de papel, em uma planilha eletrônica ou até mesmo em um aplicativo para smartphone.

Ao montar o seu orçamento, você passa a conhecer os seus hábitos financeiros e descobre para onde o dinheiro que você ganha está indo. Esse descobrimento pode ser espantoso para algumas pessoas, já elas não faziam a mínima ideia de como gastavam o dinheiro.

Não se esqueça de anotar tudo que você gasta. Pode dar trabalho, mas é algo importantíssimo para manter a disciplina, já que mesmo alguns gastos pequenos, como um docinho de sobremesa ou um cafezinho, podem pesar muito no seu bolso.

Defina a prioridade de cada um dos seus gastos

Agora que você já conhece as suas despesas, chega a hora de dar o próximo passo para alcançar a disciplina financeira: definir quais gastos são essenciais e quais são não-essenciais.

Os gastos essenciais, como o próprio nome indica, são aquelas despesas que são realmente importantes para o seu dia a dia. As contas de serviços básicos, a alimentação, gastos em sua residência, transporte e educação.

Já os gastos supérfluos são despesas que não são tão necessários. Eles envolvem os gastos com lazer e roupas, por exemplo. Note que esse tipo de gasto costuma ser o que mais contribui para gastos excessivos e desnecessários.

Anúncios

Corte gastos desnecessários

A disciplina financeira exige que alguns gastos sejam cortados para que ela seja alcançada. Portanto, agora é hora de olhar quais gastos supérfluos podem ser cortados e quais podem ser mantidos.

Dê uma olhada nos seus gastos e analise quais deles podem ser cortados. Questione-se. Você realmente usufrui dos serviços de streaming ou da TV por assinatura? Você precisa sair de casa todo fim de semana:

Caso não seja possível cortar muitas despesas, você pode analisar se é possível reduzir alguma delas. Como, por exemplo, usar o transporte público, se esta for uma opção mais barata. Optar por restaurantes e programas de lazer mais baratos ou gratuitos também pode ajudar muito!

Além de cortar os gastos desnecessários, você também precisará controlar os seus gastos. Tente economizar

No entanto, não se esqueça que ter disciplina financeira não é sinônimo de abrir mão de qualquer gasto que não seja essencial! Mas, dar atenção a este tipo de gasto e ver quais deles podem ser cortados para que você consiga economizar.

Mude seus hábitos

Uma parte importante na aquisição da disciplina financeira está na mudança de hábitos. Essa mudança implica em deixar de lado alguns tipos comportamento, como as compras por impulso e, também, não levar o cartão de crédito para onde existe a possibilidade de fazer compras desnecessárias. Além disso, uma outra dica é andar com menos dinheiro na carteira, já que isso pode te impedir de gastar com coisas supérfluas.

Mudar esses hábitos pode ser custoso, mas quando você conseguir se livrar deles e começar a adquirir hábitos mais disciplinados, verá que essas mudanças fizeram muito bem a você e as suas finanças.

Pesquise preços

Pesquisar os preços é um hábito importante para ter mais disciplina com as finanças. Com esse hábito você conseguirá economizar nas compras.

Faça sempre uma pesquisa de preços antes de comprar qualquer coisa, pois muitas vezes um produto pode custar muito mais caro em outro estabelecimento. A pesquisa deve incluir tanto os mantimentos comprados no supermercado, quanto para outros produtos que você deseje comprar. Você notará que isso fará uma grande diferença em seu orçamento e, ainda, vai fazer com que seu salário renda mais.

Cuidado com o cartão de crédito!

O cartão de crédito pode ser o inimigo número um da disciplina financeira. Por isso, você deve tomar muito cuidado com essa forma de pagamento, especialmente se você compra por impulso.

Sabemos que o cartão de crédito pode ser muito útil, o que queremos aqui é que você reconsidere a forma que você o usa. Dessa forma, tente deixa-lo em casa mais vezes, ou usá-lo somente em situações emergenciais. Há também a opção de diminuir o limite ou escolher um outro cartão.

 

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!