O que é e como funciona o cartão pré-pago?

O cartão pré-pago é ideal para pessoas que querem um cartão com função de crédito, mas não querem arcar com as taxas de anuidade e nem ter um susto com a fatura no final do mês.

No post de hoje, explicaremos como os cartões pré-pagos funcionam e quais são os seus benefícios. Confira!

O que é cartão pré-pago?

O cartão pré-pago nada mais é do que um tipo de cartão de crédito que funciona de forma semelhante a um celular pré-pago: você recarrega determinado valor e pode utilizar até que o saldo acabe. Ou seja, diferente do cartão de crédito, em que você gasta um valor e depois o paga, no pré-pago você precisa pagar primeiro.

O cartão utiliza a função crédito para ser usado em compras, sendo que ele pode ser usado nas mesmas maquinhas.

Apesar de que o cartão pré-pago não possui mensalidade, é necessário pagar algumas taxas para usá-lo, como a de adesão a de mensalidade.

Como o cartão pré-pago funciona?

O cartão funciona da mesma maneira que um cartão de crédito normal. Ele é usado nas mesmas máquinas e pode ser utilizado para fazer compras na internet. No entanto, para fazer qualquer compra, é necessário ter saldo suficiente.

O funcionamento desse tipo de cartão é beneficia, principalmente, as pessoas que querem fazer compras que exigem um cartão de crédito, como serviços de streaming e apps de transporte, mas preferem um opção de cartão em que é possível um melhor controle de gastos.

Por fim, é preciso saber que as compras feitas com o cartão pré-pago não podem ser parceladas, o que pode ser considerado uma vantagem, já que fica mais fácil realizar um controle de gastos.

Anúncios

Como é feita a recarga do cartão?

A recarga pode variar de cartão para cartão. Geralmente, é um processo bem fácil, gerar um boleto com a quantia desejada.

Alguns cartões também permitem que a recarga do cartão pré-pago seja feita por meio de um depósito bancário. Alguns também permitem transações como o DOC ou TED.

Cartões de lojas de departamento ou supermercados podem ser recarregados nas próprias lojas parceiras, bastando apenas ir ao caixa.

Onde é possível comprar com o cartão pré-pago?

Isso depende da operadora do cartão e da bandeira do mesmo. Algumas bandeiras são aceitas em praticamente todos os estabelecimentos do Brasil, enquanto outras possuem o uso mais limitado.

Alguns pré-pagos são para uso específico em uma rede de lojas ou em uma loja específica. Portanto, fique atento a isso, já que é bem comum que lojas de departamento e redes de supermercado possuam cartões pré-pagos exclusivos

Quanto às compras internacionais, existem sim cartões pré-pagos que são aceitos em vários lugares do mundo, mais isso também depende da operadora do cartão e da bandeira. Se você possui interesse em um cartão para uso internacional, fique atento a isso.

Quais são as taxas cobradas para usar o cartão pré-pago?

Como já dissemos, os cartões pré-pagos não cobram pela anuidade, no entanto, o cartão não é isento de taxas. As tarifas podem variar por empresa, e as mais comuns são as seguintes:

  • Taxa de adesão, cobrada quando você adquire o cartão;
  • Mensalidade, cobrada apenas quando há saldo no cartão;
  • Taxa de saque;
  • Taxa de Recarga;
  • Emissão de 2ª via do cartão.

Quais são as vantagens de um cartão pré-pago?

Além de da possibilidade de usar a função crédito sem ter que arcar com a anuidade e ter que pagar depois de comprar, os cartões pré-pagos também possuem outras vantagens. A seguir, selecionamos as principais:

  • Controle de gastos

O uso do cartão pré-pago, assim como o cartão de crédito, também exige disciplina de quem o utiliza. No entanto, ele é ideal para quem quer ficar em dia com a situação financeira, já que antes de comprar qualquer coisa no cartão, é preciso fazer uma recarga.

Quando você faz a recarga, você já tem em mente o quanto pode gastar por mês ou não. Isso, acaba ajudando a evitar gastos descontrolados e compras impulsivas. Eles também podem evitar que você uma surpresa desagradável no final do mês.

  • Pode ser usado sem comprovante de rendas

Se você não possui opções para comprovar a sua renda, o cartão pré-pago pode ser uma ótima opção se você quer ter um cartão com a opção de crédito. A maioria dos cartões de crédito pré-pagos não exigem que você comprove a sua renda.

  • O cartão pode ser usado por menores de idade

Os pré-pagos podem ser usados para quem tem menos de 18, desde que tenham um CPF válido. É um ótimo meio de controlar os gastos de seus filhos e, ainda, ensiná-los a ter bons hábitos financeiros.

  • O cartão é aprovado na hora

Por fim, a maioria desses cartões não exigem consultas em órgãos de proteção de crédito e não requerem muita burocracia, ou seja, ele é aprovado na hora.

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!