Em momentos de dificuldades financeiras, pedir um empréstimo pode ser uma excelente opção. Dentre as modalidades de empréstimo, o crédito consignado costuma ser uma das melhores opções.

Reunimos, neste post, as principais informações que você precisa saber sobre o crédito consignado. Assim, você poderá ter certeza se essa modalidade de empréstimo é a ideal para você.

O que é crédito consignado e como ele funciona?

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo. A diferença entre ele e os demais modelos está na forma em que as parcelas são pagas. Elas são diretamente descontadas da sua folha de pagamento ou do benefício do INSS.

Devido a essa diferença, o empréstimo consignado é destinado exclusivamente para trabalhadores assalariados, servidores públicos e militares, aposentados e pensionistas do INSS.

O desconto direto no salário ou benefício funciona como uma garantia, o que faz com que a instituição que oferece o empréstimo assuma menos riscos. A garantia também faz com que as taxas de juros sejam menores, se comparadas a empréstimos comuns.

O valor máximo do desconto das parcelas no salário, isto é, a margem consignável, não pode ser maior do que 30%. Essa porcentagem é definida pelo Banco Central. Além disso, há ainda uma margem de 5% que pode ser destinada para o cartão de crédito consignado.

As vantagens e desvantagens do crédito consignado

Para saber se a solicitação de um crédito consignado é uma boa opção para você, é importante conhecer quais são as suas principais vantagens e desvantagens. Veja quais são elas a seguir:

Vantagens

  • Juros menores: Os juros são a maior vantagem desse tipo de crédito. As taxas são pré-fixadas, isto é, o valor dos juros já é determinado no próprio contrato, e, além disso, seus juros são os mais baixos do mercado.
  • Fácil de aprovar: A análise de crédito é muito rápida nesse tipo de empréstimo, pois ele apresenta um risco menor de inadimplência.
  • Fácil de pagar: Por ser descontado automaticamente de sua folha de pagamento, a chance de ter que arcar com encargos por causa de atrasos no pagamento não existe.
  • Negativados podem contratar: Algumas instituições oferecem o crédito consignado até para pessoas que estão com o nome ”sujo”. Portanto, essa modalidade de crédito oferece uma boa alternativa para limpar o seu nome.

Desvantagens

  • Comprometimento de parte do salário ou benefício: Quando você contrata o crédito consignado, uma parte do seu salário ou benefício do INSS fica comprometida com o pagamento das parcelas. O valor da parcela, por determinação do Banco Central, não pode comprometer mais que 30% do seu pagamento.
  • Impossibilidade de negociar a data dos pagamentos: Como o pagamento é vinculado a data do seu pagamento, não é possível mudar a data das parcelas.
  • Nem todo mundo pode contratar o crédito consignado: Esse tipo de crédito só é disponível para trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos ou militares, e aposentados ou pensionistas do INSS.

Quando solicitar o crédito consignado?

O crédito consignado é uma ótima opção em diversos casos. No entanto, ao solicitar o crédito, esteja ciente que essa será uma dívida a longo prazo, sendo necessário planejar bem as suas finanças antes de solicitá-lo.

Anúncios

Logo, evite de solicitar o crédito para fazer compras desnecessárias ou quando a margem consignável for pequena. Evite também fazer um empréstimo sem um planejamento prévio.

A seguir, selecionamos algumas situações em que pedir um crédito consignado pode valer a pena.

Quitação de dívidas

Se você tiver alguma dívida, pedir um crédito consignado pode ser uma boa forma de quitá-la. Todavia, o crédito só será realmente útil se os juros da dívida forem maiores que o do empréstimo.

Dessa forma, você substituirá um débito maior por outro menor e, portanto, quitará suas dívidas de uma forma mais econômica.

O crédito consignado pode, ainda, ser uma boa forma para limpar seu nome em órgão de proteção de crédito, como o SPC e o Serasa. Ter o nome negativado não o impede de solicitar este empréstimo. Graças a isso, ele pode ser uma ótima solução para limpar seu nome.

Situações emergenciais

Todo mundo está sujeito a imprevistos e, consequentemente, algumas situações podem exigir um dinheiro extra para solucioná-la.

Por isso, caso você não possua uma reserva de emergência, o crédito consignado pode solucionar o seu problema. Entretanto, tenha cautela! O empréstimo é também uma nova dívida.

Fazer investimentos

Uma das possibilidades do crédito consignado é usá-lo para fazer investimentos. Com o crédito, você poderá, por exemplo, iniciar ou, ainda, expandir o seu negócio.

Como solicitar o crédito consignado?

Por fim, se você já organizou suas finanças e concluiu que quer solicitar o crédito, então precisa saber como solicitá-lo. A maioria instituições não possuem muita burocracia para aprovar o crédito consignado. Você provavelmente precisará apresentar o RG, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência.

Além disso, você também precisará verificar se a empresa onde você trabalha ou o INSS possui convenio com a instituição. Caso positivo, basta ir a agência com os documentos solicitados e assinar o contrato. Atenção! Não deixe de ler o contrato com atenção.

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.