Muitos brasileiros sonham em ter a casa própria, acreditando que esse é um dos melhores investimentos que podem ser feitos. Além disso, é muito comum ouvir também que pagar aluguel é desperdício. Mas será que isso é mesmo verdade?

Este post foi escrito justamente para responder essa perguntas e desconstruir alguns mitos sobre o aluguel e a compra de imóveis. Selecionamos as vantagens de cada um e, também, o que você precisa levar em conta antes de comprar ou alugar uma casa.

Quais são as vantagens de alugar um imóvel?

O aluguel possui muitas vantagens. Ao contrário do que muitos pensam, alugar um imóvel pode ser muito mais proveitoso do que comprar um. Veja a seguir o porquê.

Se você possui algum dinheiro investido em poupança, com rendimentos suficientes para pagar o mês de aluguel, vale mais a pena pagar o aluguel do imóvel com o rendimento do que usar o dinheiro investido para comprar uma casa.

Alugar um imóvel pode te livrar de muitas despesas extras e imprevistas. Se você encontrar algum problema estrutural no local alugado, você não precisará gastar dinheiro com reparos. Você poderá esperar o fim do contrato e buscar outro local com maior facilidade e economia.

O aluguel também pode te ajudar a economizar com o transporte. Se seu local de trabalho mudar de endereço, você pode procurar um outro lugar para morar assim que o contrato acabar e, portanto, evitar custos extras com deslocamento.

Apesar de todas as vantagens, é importante ter um planejamento antes de assinar um contrato de aluguel. É preciso saber, antes de tudo, o quanto você pode gastar com o aluguel. O recomendado é que o valor a ser gasto com a moradia não seja maior do que 30% da sua renda, sendo que esse valor não é somente o aluguel, mas também o IPTU e as despesas com condomínio e manutenção.

Quais as vantagens de comprar uma casa própria?

Ter a casa própria é o sonho de muitas pessoas, principalmente daquelas que querem estabilidade. A primeira vantagem do imóvel próprio é não ter que se preocupar com renegociar contratos e nem ter problemas com o proprietário solicitando o imóvel de volta.

Anúncios

Se você planeja ter, ou já possui, filhos, o imóvel próprio pode ser a opção mais vantajosa. Não só por uma questão de comodidade, pois, a depender de alguns fatores, o valor do imóvel pode aumentar com o passar do tempo, servindo como um bem a ser passado para as futuras gerações.

Um imóvel é também um investimento e ele pode ser uma fonte de renda. Todavia, um imóvel é um investimento com baixa liquidez, sendo que ele pode perder valor em determinadas circunstâncias.

A casa própria pode também ser de grande ajuda em momentos de dificuldades financeiras. Ele pode ser vendido, pode ser alugado para gerar renda e, ainda pode ser usado até como garantia para empréstimos.

Por fim, existe um outro ponto extremamente positivo que só um imóvel próprio pode proporcionar: a segurança e o conforto de ter um lugar somente seu.

Caso você esteja decidido a comprar um imóvel, tenha atenção a alguns detalhes. É importante ver se os valores do IPTU e, caso tenha, condomínio não ficarão pesados para o seu bolso. Veja também se a compra não trará consequências como dívidas.

Se a compra do imóvel for financiada, fique atento aos diferentes planos de financiamento e ao valor dos juros. Procure diferentes bancos até encontrar uma plano que se encaixe melhor no seu orçamento.

Uma outra dica para a compra é dar atenção ao valor da entrada. O ideal mesmo, é o pagamento a vista, mas se não for possível, tente dar uma entrada de pelo menos a metade do valor.

O que preciso levar em conta antes de me decidir?

Agora que você já conhece as principais vantagens do aluguel e da casa própria, está na hora de saber o que deve ser levado em conta antes de optar entre um ou outro.

Em primeiro lugar, é importante que você saiba qual é o seu momento de vida. Isto é, quais é a sua situação no momento, e isso não envolve somente os aspectos financeiros, mas também fatores pessoas e profissionais.

Se os seus planos para a vida profissional envolvam morar em outras cidades ou estados, então você não está no momento adequado para comprar um imóvel e o aluguel é, portanto, uma opção mais vantajosa.

Não se esqueça de considerar seus planos pessoais. Você planeja se casar? Quer ter filhos? Se sim, quantos filhos deseja ter? Considerar essas questões são importantes para você decidir se o melhor é comprar ou alugar um imóvel.

Observe também a sua situação financeira e faça um planejamento da mesma. Quando há um bom planejamento, o aluguel pode se tornar uma melhor opção, dando uma maior liberdade para fazer investimentos.

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.