Depois de cinco anos o nome fica limpo no SPC/SERASA?

A prescrição da dívida, ou o “caducamento” da dívida, como é mais conhecida, no SPC/Serasa é um processo que costuma gerar dúvidas em muitas pessoas. Alguns não sabem se o nome realmente fica limpo ou se as empresas podem continuar cobrando uma dívida prescrita.

Sabendo disso, elaboramos este post para esclarecer o processo e sanar tais dúvidas. Também selecionamos algumas dicas que te ajudarão a deixar seu nome limpo no SPC/Serasa.

O que acontece com uma dívida no SPC/Serasa depois de cinco anos?

Sim, é verdade. O Código de Defesa do Consumidor assegura que, após cinco anos do registro da dívida no SPC/Serasa, o CPF do devedor não constará mais na lista de restrições. Isso significa que a dívida prescreveu, ou seja, está caduca.

Há, porém, algumas ressalvas. Se o consumidor possuir mais de uma dívida registrada, a mesma continuará lá. O nome do consumidor só fica totalmente limpo quando todas as dívidas prescreverem ou, é claro, quando todas forem devidamente pagas.

Passados os cinco anos, os credores já não podem mais incluir o nome do devedor junto aos órgãos de restrição de crédito, como o SPC e o Serasa, muito menos protestar a dívida judicialmente, como veremos adiante no nosso post.

Além disso, é importante saber também que, se em até cinco anos, uma empresa não negativar o CPF do devedor junto ao SPC/Serasa, ou não tomar nenhuma medida legal sobre a dívida, a mesma não poderá mais tomar nenhuma medida legal.

Em tempo, cabe informar que a inadimplência, em alguns casos, pode prescrever em crime, depois de um período de tempo. Portanto, fique atento! Lembre-se que a melhor forma de ter um nome limpo é negociar e pagar a sua dívida.

As empresas podem cobrar por uma dívida prescrita?

Muitos consumidores acreditam que a dívida deixa de existir quando a mesma caduca. Isso é um erro! A dívida com a empresa não deixa de existir e, além disso, a mesma ainda pode continuar te cobrando. Porém, ela não podem fazer isso de qualquer maneira. Entenda como funciona:

Anúncios

Com a prescrição da dívida, o que realmente acontece é a remoção da mesma do banco de dados dos birôs de crédito. Além disso, a dívida não poderá mais ser cobrada por meios jurídicos. Entretanto, não acarreta nenhum problema à empresa que continuar com as cobranças de forma amigável.

Se a empresa protestar judicialmente ou incluir a dívida no SPC/Serasa novamente, o consumidor poderá ir, junto de um advogado, à defensoria pública ou a um juizado de pequenas causas para processar a empresa. O consumidor prejudicado deve, desta forma, exigir a exclusão de seu nome dos tais cadastros e ainda pedir indenização por danos morais.

Quais são os outros métodos para limpar o nome?

A melhor opção mesmo para tirar o CPF da lista de negativados do SPC/Serasa é, indiscutivelmente, pagar a dívida. Sabemos muito bem que esta opção pode ser bem complicada, mas trouxemos algumas sugestões que podem ajudar.

A primeira delas é organizar seu orçamento, de modo que o pagamento da dívida se torne uma prioridade. Analise seus gastos mensais e descubra se há algum tipo de despesa desnecessária, que pode ser cortada.

Buscar novas fontes de renda também pode ser uma ótima opção. Com um novo tipo de renda, pode ficar mais fácil para traçar uma estratégias para quitar as dívidas. Ou, ainda, destinar 10% ou mais de sua renda mensal para limpar o nome.

Existem também alguns serviços cuja finalidade é apoiar os consumidores inadimplentes. O Serasa Limpa Nome é um deles. É comum conseguir descontos bem grandes através dele. A seguir, explicaremos como este sistema funciona.

Como o Feirão Serasa Limpa Nome pode ajudar?

O Serasa Limpa Nome é uma plataforma virtual criada pela Serasa Experian. Sua finalidade é auxiliar e facilitar na renegociação de dívidas através da internet. Ao se cadastrar no site, o consumidor pode ter acesso detalhado a todos seus débitos. A plataforma também oferece descontos, que podem chegar até 90%, ou ainda parcelar a dívida em 36 meses.

O site traz ainda o sistema Serasa Score, que é vinculado ao Serasa Consumidor. O sistema é capaz de avaliar a condição dos créditos do consumidor através de um método de score. O sistema conta com a participação de empresas na área da telecomunicação, educação, cartão de crédito e bancos.

O Serasa Score, para quem não sabe, nada mais é do que uma nota dada ao consumidor, com base nos seus hábitos de consumo. Os pontos vão de 0 a 1000. A finalidade dos pontos é definir se o consumidor é ou não confiável para receber crédito. Quanto mais próximo de 1000 for a nota, mais confiável ele é.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre a prescrição de dívidas no SPC e Serasa?

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.