Como Funciona um Empréstimo com Garantia?

O empréstimo com garantia, muitas vezes chamado de refinanciamento de imóvel e de veículo, é uma linha de empréstimo que está atraindo o interesse de muitos brasileiros. Com ele, é possível solicitar quantias altas de dinheiro, com um prazo longo de pagamento e juros baixos.

No post de hoje, explicaremos com essa modalidade de crédito funciona, e solucionaremos as principais dúvidas sobre essa linha de crédito.

Como o empréstimo com garantia funciona?

O empréstimo com garantia, que também é conhecido como refinanciamento de imóvel ou refinanciamento de veículo, como o nome sugere, utiliza uma propriedade, veículo ou imóvel, como uma garantia para o pagamento das parcelas do crédito. O bem funciona, então, como uma forma do cliente garantir ao banco que não há risco de inadimplência. Já que o risco de inadimplência é baixo, o banco garante parcelas com taxas de juros reduzidos.

A operação fica registrada em cartório e, durante o período do empréstimo, o bem poderá ser usufruído pelo seu proprietário. Somente em caso de inadimplência e, se todas alternativas de renegociação de dívida forem frustradas, é que o processo de retomada da garantia tem início.

O processo de contratação dessa modalidade de empréstimo se inicia por meio de uma entrevista. Nela, o consultor de crédito da instituição financeira busca conhecer o perfil do cliente, entender os motivos do empréstimo e quais são as fontes de renda do cliente. Caso cliente seja aprovado na entrevista, terá início uma segunda etapa, onde o setor de crédito analisa a situação do cliente junto aos birôs de crédito e o Banco Central. Em seguida, se inicia a análise jurídica sobre o bem que será utilizado como garantia. Por fim, ocorre a emissão do contrato e, após a assinatura do mesmo, ocorre a liberação do dinheiro.

Por que o empréstimo com garantia é tão vantajoso?

Já que nessa modalidade de empréstimo os bancos e as instituições financeiras recebem uma garantia de pagamento, o cliente acaba conseguindo algumas vantagens junto a essa instituições.

Mesmo que uma análise de crédito seja feita em qualquer tipo de empréstimo, utilizar um bem como garantia faz com que as instituições tenham certeza sobre o pagamento, o que faz com que elas não cobrem juros elevados e liberem valores maiores.

As taxas de juros nessa modalidade de crédito costumam ser bem baixas. As taxas do empréstimo pessoal ficam em torno dos 6% ao mês, já no empréstimo com garantia, a média é de apenas 1,14% ao mês.

Anúncios

Além disso, os prazos costumam ser bem maiores e o valor emprestado também é maior do que em outras modalidades. É possível conseguir valores de até 70% do valor do veículo e até 60% do preço de mercado do imóvel.

Posso perder o meu imóvel ou veículo?

Sim, é possível que isso aconteça em casos de inadimplência. No entanto, o processo de tomada de bem é muito custoso às instituições financeiras, fazendo com a tomada seja a última opção delas. Isso ocorre porque a instituição corre o risco de não conseguir lucro com a operação, já que o bem irá a leilão e o valor da venda é usado para amortizar a dívida.

A instituição usará vários meios para fazer com que o cliente quite a dívida antes de tentar tomar o bem usado como garantia, como tentar várias renegociações da dívida.

Se todas as tentativas de renegociação forem frustradas, a instituição dará início ao processo de tomada do bem.

Quem pode pedir um empréstimo com garantia de imóvel ou veículo?

A primeira condição para solicitar esse tipo de empréstimo é possui um imóvel ou veículo em seu nome. No caso de imóvel, não há necessidade de ser um imóvel residencial, sendo que qualquer uma das propriedades a seguir podem ser usadas como garantias:

  • Salas e prédios comerciais;
  • Terrenos em áreas urbanas, desde que em condomínio residencial;
  • Imóveis residenciais

Além de ter o imóvel quitado, há alguns outros requisitos. O imóvel precisa estar com toda a sua documentação em dia, o que inclui as taxas de condomínio e o IPTU.

No caso de veículos, além de estar quitado em seu nome, é ideal ele esteja com a documentação em dia, IPVA pago e que também esteja sem multas. Tanto um veículo para uso pessoal ou empresarial pode ser usado como garantia.

Para quais situações esse tipo de empréstimo é recomendado?

O empréstimo com garantia de bem é uma modalidade que deve ser solicitada depois de muito planejamento, já que essa modalidade de crédito requer um cuidado extra de quem a solicita. Sendo assim, o crédito deve ser solicitado por quem realmente precisa do dinheiro e tem condições para pagá-lo. Lembre-se que depois de um tempo de inadimplência, a instituição financeira já pode iniciar o processo para tomar o bem.

O empréstimo com garantia de imóvel pode ser ideal para investimento grandes, onde há necessidade de mais dinheiro, como para iniciar um novo negócio, por exemplo.

Já o empréstimo com garantia de veículo é ideal para pessoas endividadas que querem limpar o nome, já que é possível conseguir um bom dinheiro a juros baixos nessa modalidade de crédito.

 

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!