Como escolher o cartão de crédito ideal?

Os cartões de crédito são indispensáveis para a grande maioria dos consumidores. Isso não é à toa, pois o seu uso traz muita comodidade e facilidade para as nossas vidas, como, por exemplo, parcelar compras e ter acesso a alguns benefícios.

Hoje em dia, existe uma grande infinidade de cartões e bandeiras disponíveis no mercado, que são ofertados por diversas instituições, como bancos e financeiras.

A diversidade de ofertas é bem vantajosa, contudo, ela traz consigo uma desvantagem: a dificuldade para encontrar um cartão que seja ideal para o seu estilo de vida e situação financeira.

Sabendo disso, criamos este post especialmente para facilitar essa procura. Mostraremos, a seguir, o que você deve levar em conta na hora de escolher um cartão de crédito. Confira!

Anuidade

A anuidade, que também é conhecida como taxa de manutenção, é uma das tarifas que podem ser cobradas pelo uso do cartão de crédito.

Geralmente, quanto maior o valor da anuidade, maiores são os benefícios e limites de um cartão. Inclusive, os cartões que oferecem milhas costumam ter sua anuidade mais elevada. Esse tipo de cartão é ideal para quem quer usufruir de muitas vantagens ao usar o crédito.

Para as pessoas que querem ter um cartão para ser usando apenas no dia a dia, e que não possuem muitos gastos, o ideal é um cartão com taxas de anuidade baixas ou, preferencialmente, um cartão sem anuidade.

Taxas de Juros

Muitas pessoas acreditam que a taxa de manutenção é a única coisa a ser observada em um cartão. No entanto, é necessário dar a mesma atenção às taxas de juros.

Anúncios

Se, por ventura, você se atrasar para pagar as parcelas do cartão ou se ocorrer algum imprevisto e for precisar gastar mais do que o planejado, as taxas de juros serão descontadas.

As taxas anuais variam bastante de operadora para operadora. Geralmente, elas podem ir de 79% a até 829% ao ano. Portanto, fique atento!

Limites de Crédito

O limite de crédito nada mais é do que o valor que as empresas liberam para ser gasto em compras até a data de fechamento da fatura. Sendo assim, o limite de crédito deve pesar bastante na hora de escolher o cartão de crédito.

Para escolher o limite, é bom se ater ao seu perfil de consumo e à frequência em que você vai utilizar o seu cartão.

Você possui muitos gastos e pretende fazer muitas compras utilizando o cartão de crédito? Então, o ideal para você é buscar por uma operadora que oferece um limite maior.

Se você tem interesse em usar o crédito apenas para as compras cotidianos e não pretende parcelar compras com um valor elevado, então não há a necessidade de um cartão com um limite muito alto.

A Bandeira do Cartão

Hoje em dia, a maioria das máquinas de cartão aceitam várias bandeiras diferentes, mas pode ser que um estabelecimento ou algum país, não aceite determinada bandeira, por isso é importante dar atenção a isso.

Algumas bandeiras são mundialmente conhecidas e são aceitas com facilidade em diversos lugares. No entanto, algumas possuem um uso mais restrito, isto é, são aceitas somente no Brasil. Sendo assim, se você pretende fazer (ou faz) compras em outros países, escolha uma que seja aceita em outros países.

Por fim, as bandeiras, de modo geral, não possuem diferenças no que diz respeito ao seu funcionamento, o que as diferencia é a sua aceitação.

Abrangência de Uso

A abrangência diz respeito aonde o cartão pode ser usado, isto é, se seu uso é restrito a compras nacionais ou se o mesmo pode ser usado para fazer compras em outros países.

Portanto, mesmo que a bandeira seja aceita em diversos países, é importante saber se o cartão pode ser utilizado em outros países ou se o mesmo só pode ser utilizado em compras locais.

Benefícios e Vantagens

Saber quais benefícios você deseja usufruir é muito importante na hora de escolher o cartão. Esses benefícios consistem em descontos em lojas específicas, possibilidade de entrar em salas VIPs em aeroportos, trocar pontos acumuláveis por diversos produtos, como passagens aéreas, ou por diversos tipos de serviços, como prioridade em embarques.

Por fim, tenha em mente que, como já falamos anteriormente, clubes de benefícios estão associados a anuidades mais caras. Portanto, avalie suas reais necessidades e reflita se os benefícios oferecidos pelo cartão realmente condizem com o seu perfil.

Cashback

O Cashback é uma ótima vantagem oferecida por alguns cartões e é muito útil para várias pessoas. O termo significa, literalmente, “dinheiro de volta e funciona da seguinte maneira: você compra algo e, após um curto período de tempo, a operadora do cartão devolve uma pequena porcentagem do dinheiro para você.

Esta vantagem é oferecida por alguns cartões, e é algo a se considerar na hora de escolher um. A porcentagem do reembolso pode até ser pequena, mas é suficiente para garantir uma boa economia a cada compra!

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!