Como cuidar da sua renda extra

Muitas pessoas pensam em como adquirir ganhos financeiros adicionais ao seu salário. Mas muitas também se esquecem de algo essencial além de ganhar: cuidar de sua renda extra.

Parece até um assunto bobo. Existem pessoas que acreditam que o difícil mesmo é conquistar e o resto será fácil. Mas esse é um grande engano. Após ganhar uma renda complementar, o cuidado exige tanto ou mais esforços.

Isso porque, com uma renda extra, podem surgir também gastos e dívidas. A falta de consciência financeira pode iludir a gastar os lucros do investimento. Para não se pôr tudo a perder, é preciso também saber como cuidar de sua renda extra.

Planejamento: qual será a finalidade de sua renda extra?

Antes de tudo, pense qual será a finalidade de seus esforços e conquistas financeiras. Isso ajudará você a definir quais caminhos precisará trilhar para conquistar e para cuidar de sua renda extra. Mas, sobretudo, dará um norte para você sobre como e quando usar a sua renda extra.

Quais ocasiões emergenciais e não tão essenciais assim você pretende usá-la? Depois de quanto tempo pretende gastá-la? Se não quer utilizá-la em um curto e médio prazo, qual será a finalidade dela em longo prazo?

Essa renda adicional ajudará você a fazer aquela viagem dos seus sonhos? A comprar um carro novo? A adquirir uma casa própria? A dar segurança financeira para você e sua família?

Muitas perguntas podem ser feitas para compreender melhor o seu próprio futuro. Isso possibilitará a entender também como cuidar de sua renda extra.

Cuidados com gastos eventuais

Lembre-se sempre que, quando temos um dinheiro a mais, nos sentimos um pouco mais seguros. Na verdade, cuidar de sua renda extra é uma estratégia para sua segurança financeira.

Anúncios

Porém, às vezes, essa sensação de segurança pode nos levar a caminhos tortuosos. Tendemos a pensar que, por termos um dinheiro a mais, podemos também gastar um pouco a mais.

Essa situação é bastante diferente de contexto onde somos obrigados a gastar nossa renda extra. Por exemplo, trocar seu celular apenas porque outro modelo é mais bonito pode ser um gasto desnecessário. Mas trocar seu celular porque o antigo quebrou é um gasto necessário ou até essencial.

Saber distinguir essas situações é importante para cuidar de sua renda extra. O interessante é separar duas ou três porcentagens dela dependendo de sua situação financeira.

No primeiro caso, a porcentagem maior deve ser destinada ou ao pagamento de dívidas ou ao investimento. Caso seja para o pagamento de dívidas, faça isso pensando em acabar com elas. Com isso, a renda extra poderá ser utilizada depois para sua segurança financeira.

Caso sua renda extra seja um pouco maior, divida-a em três partes. Uma porcentagem para ser guardada e usada somente em longo prazo. Uma porcentagem para emergências. E uma porcentagem para gastos mais ocasionais, como um conserto de seu carro por exemplo.

Isso tudo reflete uma educação financeira amadurecida e ciente de como seu fluxo econômico é composto. Assim poderá cuidar de sua renda extra com uma certeza maior de que ela dará excelentes frutos.

Investimentos e renda extra

Após saber a finalidade de sua renda extra, é importante tentar fazer com que ela não seja totalmente utilizada. Muitas vezes, queremos um complemento em nosso orçamento porque, antes, nos endividamos. Ou porque queremos comprar coisas não tão necessárias para a nossa vida.

O investimento é, no entanto, uma opção mais sábia, caso não se tenha dívidas. Se tiver, como dito acima, procure eliminá-las. Em seguida, pense em manter a renda extra para poder fazer um bom investimento.

Investir significa que sua renda poderá trazer lucros. Assim, ela poderá também aumentar. Quando isso acontece, você pode diminuir seus esforços sem que seu orçamento também diminua.
O investimento é uma boa maneira de cuidar de sua renda extra. Porque ele trabalhará para aumentá-la. Essa é uma grande diferença em relação aos nossos gastos desnecessários e supérfluos. Enquanto um apenas consome, o outro aumenta a nossa renda.

Diversidade de investimentos

Mas, nunca invista em apenas uma mesma forma ou em um mesmo ramo da economia. Quanto mais diversificados forem seus investimentos, menos chances você terá de ter algum prejuízo.

Algumas pessoas pensam que investir é apenas pôr o seu dinheiro em algum canto e esperar que ele renda. Infelizmente, não é tão simples assim. Essa é uma visão que vem da ideia de poupança.

Mas, apesar de ela ser um investimento, ela pode não ser o melhor deles. Na verdade, existem casos em que ela desvaloriza o seu dinheiro. Em outras palavras, ela dá prejuízos em vez de benefícios para você.

Por isso, antes de decidir deixar o seu dinheiro na poupança, pesquisa um pouco mais sobre esse assunto. Veja as taxas de inflação e as compare com rendimentos possíveis de sua poupança.

Isso significa que mesmo esse tipo de investimento exige esforços. Cuidar de sua renda extra quando você investe significa estar ciente dos prejuízos e dos lucros que pode obter.

Assim, terá consciência de que um bom investimento hoje pode ser péssimo amanhã. Isso auxiliará você a diversificar sua renda adicional e garantir maiores benefícios no futuro.

Cuidar de sua renda extra: uma prática constante

Do mesmo modo que um investimento exige esforços e conhecimentos, cuidar de sua renda extra também. Associado a ela, não está apenas o trabalho, mas também o modo que ela será utilizada.

Como dissemos, aumentar sua renda para aumentar suas dívidas pode não ser algo muito sábio a se fazer. Mas, dependendo da situação pode representar um investimento. Por exemplo, se sua renda extra aumenta para poder pagar uma faculdade ou algo parecido, o investimento é certo.

Assim, cuidar de sua renda extra exige, antes de qualquer coisa, disposição para estudar as melhores maneiras de utilizá-la em sua vida. Sempre pensando em sua segurança financeira e em sua felicidade. Isso significa uma prática constante da educação financeira.

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.