Como Aumentar o Score de Crédito?

O score de crédito é muito importante para todos os consumidores e para diversas empresas. Afinal de contas, ele é um dos principais critérios utilizados em uma análise de crédito para obtenção de um empréstimo ou um cartão de crédito, por exemplo.

Portanto, se você deseja obter algum dos serviços mencionados anteriormente, você precisará de um score alto, se não terá sua solicitação negada.

Sendo assim, no post de hoje explicaremos como funciona o sistema de score e também daremos cinco dicas que ajudarão você aumentar a sua pontuação.

O que é o Score?

O score nada mais é do que uma pontuação de crédito feito por instituições de proteção de crédito, como o SPC ou o Serasa. A pontuação vai de 0 a 1000, e tem como base uma análise do seu histórico como consumidor.

A análise para calcular o score é feito com base no seu comportamento enquanto consumidor. Todas as transações feitas em um CPF são registradas, sendo assim, todos os créditos, pagamentos e dívidas serão computados. Desse modo, a criação de dívidas faz com que os pontos do score diminuam, enquanto que uma vida financeira saudável faz a pontuação aumentar.

Uma pessoa com uma boa pontuação no score possui uma maior aprovação no mercado, podendo ter acesso mais fácil a cartões de crédito, seguros, empréstimos, melhores taxas de juros e várias outras vantagens no mundo financeiro.

Mantenha seus dados cadastrais atualizados

Se você manter todos os seus dados pessoais no órgão de proteção de créditos, como idade e endereço, seu cadastro será considerado confiável.

Algumas dessas alterações exigem o envio de alguns documentos e um comprovante de endereço. Em alguns casos, você pode precisar de documentos com autenticação em cartório, como uma garantia de veracidade dos seus documentos.

Anúncios

Tenha contas em seu nome e pague-as em dia!

Ter algumas contas em seu nome pode aumentar a sua pontuação do score nos órgãos de proteção de crédito. Experimente, então, colocar algumas contas em seu nome.

Agora, com as contas em seu nome, é preciso pagá-las em dia para que a sua pontuação suba. Fique atento às datas de vencimento e tente pagar antes do vencimento.

Uma dica é colocar os boletos no débito automático. Atualmente, a grande maioria das empresas oferece essa opção de pagamento. Desse modo, você não precisa correr o risco de esquecer uma conta e ter o nome negativado.

Limpe o seu nome

Tirar o seu nome do negativo é fundamental para aumentar o score. Se você possui dívidas atrasadas, defina o pagamento como uma de suas prioridades.

Com dívidas atrasadas, será bem difícil conseguir algum aumento em sua pontuação. Por isso, é necessário colocar a quitação de dívidas como uma de suas prioridades.

Vale lembrar que o score não sobe imediatamente após o pagamento da dívida. A pontuação aumenta depois de alguns meses, desde que você mantenha o comportamento de adimplência. No entanto, seu nome fica limpo logo depois de pagar a primeira parcela da dívida.

Isso ocorre porque você precisa mostrar ao mercado que você possui um novo comportamento, isto é, que agora paga suas contas em dia e não mais acumula dívidas. Desse modo, seu score aumentará e seu nome voltará a ser confiável para a contratação de crédito.

Negocie as suas dívidas

Dívidas altas podem sim ser um empecilho para limpar o seu nome e aumentar o seu score. Por isso, é importante que você entre em contato com os credores e tente negociar a sua dívida, para encontrar formas de pagamento que se encaixe no seu orçamento.

Ao negociar, existe a oferta de pagar a dívida por um valor menor. A oferta pode ser muito boa, mas se for possível, considere pagar o valor total da dívida, incluindo as taxas de juros. Isso pode fazer com que a instituição reganhe confiança em você. Lembre-se que é possível pagar o valor total de forma parcelada.

Ao pagar todo o valor devido, seja a vista ou por meio de parcelas, você mostra às instituições que possui interesse em manter um bom relacionamento, o que pode aumentar seus pontos no score de crédito.

Não se esqueça que quando você paga sua dívida, ou a primeira parcela da mesma, você já não estará mais na lista de negativados dos órgãos de proteção de crédito. Desse modo, você já consegue o seu poder de compra de volta.

Tenha disciplina financeira

É fato que uma boa pontuação não é construída da noite para o dia. Então, além de seguir as dicas elencadas neste post, é necessário manter suas finanças em dia para que as instituições financeiras voltem a confiar em você.

Por causa disso, é importante ficar atento as suas finanças. Mantenha sempre seu orçamento em dia, registrando, de forma transparente, seus ganhos e suas despesas.

Com uma vida financeira organizada, você evita a acumulação de dívidas e aumenta o seu score!

 

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!