Como aumentar o score de crédito: Segredos nunca revelados

Descubra aqui quais são as dicas de ouro para ir de um score de credito baixo à um score alto em pouco tempo!

Saber como aumentar o score de crédito é de grande valia, considerando que essa pontuação irá influenciar em seus planos futuros, como conseguir um financiamento ou até mesmo um cartão de crédito.

O problema é que a maioria das pessoas não faz a mínima noção de como chegar a uma nota de crédito score positiva…

Além disso, para seu score de crédito baixar é rapidinho, em menos de um mês com contas atrasadas você pode ter uma queda brusca na sua pontuação, perdendo todos os privilégios financeiros.

Agora, para subir a nota à história é bem diferente… Elevar sua pontuação de crédito leva tempo e requer disciplina. 

Então, se você tem dúvidas sobre como melhorar o seu score de crédito, então você veio ao lugar certo! Confira a seguir quais são as 10 técnicas mais eficazes para acelerar o aumento da sua pontuação de crédito!

Crie o seu histórico de pagamento

O score de crédito de quem nunca ficou negativado, geralmente, é superior ao dos já foram inadimplentes e isso graças ao histórico de pagamento. 

Nesse sentido, quanto mais você se esforçar para limpar seu nome e manter as contas em dia, melhor, pois aumentará sua confiança no mercado financeiro.

Anúncios

Então, como os birôs de crédito utilizam seu histórico de pagador para gerar sua pontuação, procure não atrasar as contas (mas não precisa pagar antecipado).

Já se estiver negativado, a dica é quitar o quanto antes o saldo, assim como evitar fazer empréstimos, financiamentos ou contas parceladas em muitas vezes.

Além disso, sempre movimente seu CPF, isto é, crie o hábito de registrar as contas em seu nome. A inclusão de contas simples, como de telefone, água e luz e alimentação pode facilitar o entendimento sobre seu histórico de pagamento, mostrando que você é um bom consumidor.

Crie contas em diversos bancos

Pode parecer loucura falar uma coisa dessas, mas ter contas em diferentes bancos pode ser uma ótima estratégia em como aumentar o score de crédito

Isso por que cada instituição oferece com mais facilidade algum tipo de crédito, justamente por terem uma pontuação própria.

Por exemplo, o Banco Itaú possui uma pontuação interna para cada correntista, levando em conta os recursos que a pessoa possui em sua conta e se ela consome os produtos do banco, tais como, cartão de crédito, títulos de capitalização, CDB, investimentos, entre outros.

Portanto, é importante ter relacionamento com diferentes bancos. Mas, isso não quer dizer que você deve pagar tarifas! É possível ter conta gratuita em vários bancos digitais, sem pagar nenhum centavo por isso. 

Limpe seu banco de dados

Muitos brasileiros estão negativados, mas não por vontade própria, isto é, podem ocorrer imprevistos em nossa vida que dificultem o pagamento das contas em dia, como ficar desempregado, por exemplo. 

Por isso, você pode solicitar uma “limpeza de histórico”, basta entrar em contato com os órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Essa limpeza em seu banco de dados dos últimos três meses será feita em até 3 dias e lhe ajudará muito a aumentar sua pontuação score de crédito Serasa.

Isso porque a limpeza irá excluir a procura das financeiras em seu nome em uma futura análise de crédito. 

Essa técnica é perfeita para aquelas quem vem pedindo cartões ou empréstimos e sempre são negados, justamente pelo histórico como consumidor não ser atraente.

Não solicite crédito extra

Um hábito comum que temos é o de solicitar mais crédito, principalmente nos cartões, não é mesmo? 

Mas, saiba que isso pode lhe prejudicar na hora de como melhorar o seu score de crédito no mercado financeiro…

Ao pedir vários cartões de crédito, empréstimo ou até mesmo o aumento de limite você pode deixar seu score mais baixo.

O motivo é simples! Os órgãos de proteção entenderão que você está mal intencionado ou com problemas financeiros e isso não é bom. 

Por isso, use seu CPF com sabedoria e tenha moderação. Nos casos de sua solicitação de crédito extra ser reprovada, o ideal é aguardar cerca de 6 meses para fazer uma nova proposta. 

Além do mais, evite ao máximo utilizar o limite de seu cartão de crédito todos os meses, pois esse hábito leva aos bancos a acreditarem que você não gerencia suas finanças muito bem.

Crie seu Cadastro Positivo

Você sabia que instituições como Serasa e Boa Vista possuem um serviço de cadastro positivo a disposição dos brasileiros? 

O Cadastro Positivo é um programa que reúne informações do seu comportamento de pagamento, tanto com créditos e financiamentos quanto com consumo básico, como as contas de água, luz e telefone.

Mesmo nos casos de quem está com alguma conta atrasada e está lutando para colocar as dívidas em dia (veja aqui seis dicas de ouro para dar adeus às dívidas ), o cadastro positivo pode ser vantajoso, pois mostrará que você está se esforçando para pagar seus débitos.

Então, se você paga suas contas sem atraso, crie seu Cadastro Positivo o quanto antes, pois esse registrará as contas que você paga e favorecerá sua pontuação, mostrando que você é um bom pagador.

Para criar o seu cadastro, basta acessar www.serasaconsumidor.com.br e www.consumidorpositivo.com.br e solicitar em ambos a ativação do Cadastro Positivo.

Parcele as pequenas compras

O parcelamento nem sempre é ruim, especialmente quando o valor for o mesmo do pagamento à vista, sendo uma maneira de como melhorar o score de crédito

Nesses casos, já que você não vai pagar juros por isso, pode sim valer a pena ter algum crediário ou parcelamento em seu nome.

Quem paga sempre à vista não é conhecido pelas empresas de crédito e, automaticamente, não tem a pontuação influenciada pelas compras que faz.

Sendo assim, veja se é vantajoso comprar a prazo e faça. Outra dica é utilizar o cartão de crédito para quando for parcelar e o de débito para pagar na hora.

Isso irá auxiliar a elevar seu score de crédito em longo prazo, assim como aumentará suas chances de conseguir crédito no futuro.

Use cartões de lojas

A movimentação proveniente de cartões é responsável por aproximadamente 15% da pontuação no score, ou seja, é bem representativa, concorda?

Lojas como Magazine Luiza (veja como solicitar seu cartão), Pernambucanas, Riachuelo e outras do varejo têm como padrão oferecer cartões de crédito próprios.

E, o melhor é que elas oferecem requisitos mais básicos para a aprovação, ou seja, maiores as chances de você conseguir obter um cartão de crédito.

Assim, quanto mais variada for a sua carteira, melhor, pois sempre que você abre um novo crédito, aumenta a idade média de suas contas e consequentemente favorece a sua pontuação frente aos bancos.

Isso porque as instituições entendem que a sua reputação é boa, pois as lojas confiam em você para liberar o crédito utilizando o sistema próprio.

A regra é usar no máximo 30% do limite do cartão oferecido. Mas, óbvio que quanto mais, melhor, desde que você consiga pagar em dia, pois atraso ou o uso imprudente irá prejudicar seu score.

Use mais o débito automático

Como é de se imaginar, colocar suas contas em débito automático também é uma forma de ajudar em como aumentar o score de crédito

Dessa forma, você evita atrasos, diminui os riscos de inadimplência e ainda constrói um bom histórico quanto consumidor e pagador.

Quando você paga uma conta fora do prazo, sua pontuação costuma baixar bem rápido e mesmo que as próximas você pague em dia, a velocidade do aumento do score será bem menor do que a queda…

Então, se você tiver dinheiro em sua conta, coloque contas fixas, como água, luz, internet, telefone, condomínio e etc. no débito automático.

Esse sistema além de lhe ajudar no score de crédito, ainda é muito útil para manter sua vida financeira na linha, pois ao debitar o valor direto de sua conta, evitam-se problemas como atrasos no pagamento, por exemplo, e consequentemente com os juros envolvidos.

Quite suas dívidas antigas

Após o prazo de cinco anos, não é mais permitido que as instituições financeiras mantenham o nome do inadimplente na lista de negativação. 

Entretanto, a dívida continua no sistema, ou seja, ela não “caduca”. Assim, as empresas podem através de uma análise em seu score verificar se o débito foi retirado do sistema por ter prescrevido ou se a pessoa realmente quitou.

Caso não tenha pagado, seu score ficará sempre abaixo de 500 pontos, você permanecerá com o débito (e o título de caloteiro) por mais 15 anos e terá suas finanças futuras comprometidas (algumas lojas podem cobrar a dívida fazendo o uso de seus bens).

Então, mesmo que não fique com seu nome negativado, é importante pagar as dívidas pendentes através de uma renegociação, pois assim manterá seu bom histórico. 

Utilize serviços do banco

Para ter um score de crédito excelente, não basta ter conta ativa em um ou mais bancos, é preciso ser participativo… 

Nesse sentido, uma das nossas dicas é utilizar alguns dos produtos que a sua instituição financeira tem a lhe oferecer, tais como:

  • Usar cartão de crédito e cheque especial;
  • Comprar um seguro de vida;
  • Pagar uma previdência privada;
  • Fazer pequenos investimentos;
  • Adquirir títulos de capitalização.

Assim, o banco terá uma maior noção sobre seu comportamento quanto pagador, ou seja, qual sua renda e a regularidade em que você quita seus débitos, ficando muito mais fácil o acesso ao crédito futuramente.

Portanto, agora você já sabe quais são as técnicas mais eficazes de como aumentar o score de crédito, certo?!

Mas, tenha em mente que estamos falando de um processo gradual, isto é, a sua pontuação só irá melhorar se você mostrar um bom comportamento financeiro e isso leva algum tempo…

Uma vez negativado ou com contas em atraso, seu score diminuirá e isso ficará marcado em seu histórico, lhe prejudicando em médio e longo prazo.

Contudo, adotando as dicas mencionadas neste material exclusivo a sua pontuação de crédito final tende a ir melhorando e assim ficará muito mais fácil retomar a sua credibilidade frente às instituições financeiras e empresas logo após três meses de bons hábitos!