Como ajudar seu negócio em tempo de crise

A pandemia provocada pelo novo coronavírus e as estratégias utilizadas para conter o seu espalhamento, como o isolamento social e os lockdown, trouxeram muitas mudanças em nossa sociedade e, também, uma crise financeira histórica.

Diversos negócios estão sofrendo as consequências dessas transformações. Para conseguirem caminhar junto as mudanças, alguns tiveram que transformar toda a estrutura do negócio. Alguns outros não resistiram e tiveram que fechar as portas permanentemente.

Reunimos, portanto, algumas estratégias e dicas para evitar que o seu negócio sobreviva em meio a esse cenário de crise.

Identifique os possíveis desafios para o seu negócio e planeje soluções

Você precisa identificar quais desafios o seu negócio poderá enfrentar durante a crise para conseguir se organizar melhor. É crucial descobrir isso, pois só assim você poderá elaborar estratégias mais concretas.

Considere todos os cenários possíveis. Planeje-se para as mais diversas situações, como dificuldades de comunicação e problemas com fornecimento. Pense também em como você irá lidar com a concorrência e o que deve fazer para conseguir novos clientes.

Com os desafios em mente, é hora de desenvolver as possíveis soluções para cada um deles. Sabemos que é impossível evitar todo tipo de surpresa, mas a ideia aqui é se preparar da melhor maneira possível para lidar com alguns imprevistos.

Como ainda não sabemos quando a pandemia terá um fim, antecipar-se é uma ótima maneira para evitar surpresas desagradáveis.

Invista em marketing para a sua empresa

Muitas pessoas estão ficando em casa, cumprindo as medidas de isolamento social. Esse cenário está fazendo com que essas pessoas passem mais tempo acessando redes sociais.

Anúncios

Esse aumento no tempo de permanência em redes sociais pode ser um bom indicativo para fazer um investimento em marketing, especialmente impulsionando anúncios nesse tipo de mídia.

Uma boa dica é oferecer flexibilidade no pagamento e bons descontos, além de buscar formas de gerar um relacionamento. Busque divulgar, principalmente, os seus produtos que possam gerar mais lucro.

Fortaleça ou crie sua plataforma de comércio online

O comércio online, ou e-commerce, está sendo a salvação de muitos negócios durante a pandemia, especialmente os bares e restaurantes. Essa modalidade de vendas aumentou bastante por causa das quarentenas.

Tente aumentar o alcance da sua plataforma e elaborar novas estratégias para as vendas, como, por exemplo, dar descontos especiais. Impulsionar anúncios em redes sociais, levando em conta o seu público, pode ser uma ótima estratégia de marketing para a sua empresa.

Uma alternativa a quem não possui uma plataforma, é utilizar os aplicativos de delivery. Os aplicativos de delivery são um dos setores que mais estão crescendo durante a crise, já que houve um aumento exponencial no uso deles.

Redução de custos

Tempos de crise exigem que você avalie os custos da sua empresa e reduza o que for necessário para evitar prejuízos.

Para avaliar os custos você deve, primeiramente, listar os custos fixos e variáveis da empresa. Em seguida, calcule a média deles nos últimos meses. Com as médias já calculadas, veja quais são os 10 custos com o maior valor.

Analise esses gastos e tente buscar meios para reduzi-los. Se a redução não for possível, tente renegociá-los.

Com essa análise de custos, você provavelmente encontrou alguns gastos que não são realmente necessários para o funcionamento da sua empresa. Dado o cenário, é essencial cortá-los.

Explorar novos públicos e mercados

Uma outra alternativa para ajudar seu negócio durante a crise é procurar novos públicos e oferecer novos produtos ou serviços. Lembrando que buscar novos públicos não significa deixar de ser leal aos antigos clientes.

Tente avaliar qual tipo de público poderia se interessar pelos produtos e serviços que você já produz. A ideia é encontrar novos grupos, com interesses e comportamentos semelhantes aos do seu público, e oferecer o mesmo produto – ou serviço – a esse novo público.

Como momentos de crise pedem mudanças, buscar oferecer novos serviços e produtos também é uma ótima alternativa. Pense em seu público-alvo, analise o comportamento dele e pense no que você pode oferecer.

Renegocie as dívidas da sua empresa

Com a pandemia do coronavírus, muitos bancos estão abrindo linhas especiais de crédito para ajudar os empreendedores a salvar seus negócios da crise. Pedir um empréstimo com condições especiais é muito importante para renegociar as dívidas da empresa.

Se você conseguir renegociar a sua dívida de modo que pedir o crédito fique mais barato do a dívida em si, esta medida será uma boa opção para você. Afinal de contas, vale muito a pena trocar uma dívida maior por uma menor.

Esta medida, evidentemente, deve ser muito bem planejada. Se houver a possibilidade de acarretar mais dívidas com o empréstimo, o mesmo não será uma boa alternativa para o seu negócio.

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