Como administrar suas economias

Você sabe como administrar suas economias? Quais as formas de investir e cuidar do seu dinheiro? Bem como a maneira certa para gastar? Se a sua resposta para essas perguntas for não isso muda a partir de hoje.

Afinal você está no lugar certo para aprender como cuidar do seu dinheiro sem dificuldade e de forma eficaz. Não nascemos sabendo como administrar nossas finanças, e muito pouco ao longo da vida procuramos apreender a forma correta de fazer.

No entanto o aprendizado é fundamental para que você tenha o controle financeiro da sua vida. Por isso vamos te ensinar agora como administrar suas economias, bem como a poupar seu dinheiro e as melhores formas de investir.

Boa Leitura!

O primeiro Passo para administrar suas economias

Cuidar do dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil, e sem planejamento e organização se torna ainda mais difícil. Para administrar suas economias você precisa ficar atento e ter controle total sobre tudo aquilo que você ganha bem como sobre o que gasta.

O primeiro passo para administrar suas finanças é estabelecer o quanto você ganha no mês. Ou seja, qual seu rendimento financeiro mensal, é preciso saber exatamente aquilo que entra na sua conta. Para que a partir daí se torne possível cuidar do seu dinheiro.

Nesse hiato, você precisa conhecer a sua renda mensal, quanto você recebe e tudo aquilo que é ganho por mês. Para isso anote todos os seus ganhos e rendimentos em uma planilha, anote nela tudo que entra, tudo que é saldo. A partir disso você começa o segundo passo.

Sendo ele analisar e ver tudo aquilo que você gasta, anote ao lado dos seus ganhos tudo que sai da sua conta. Desde seus gastos fixos como por exemplo despesas de água, luz, Internet, bem como aqueles custos eventuais. Só para ilustrar é importante anotar o quanto se gasta inclusive em momentos de lazer.

Anúncios

Ainda que não sejam tão frequentes o dinheiro que sai para isso influencia na administração da sua economia. Por isso, para começar o seu controle financeiro anote tudo que ganha e que gasta.

Anote tudo

A importância disso se dá pelo fato de que anotando você começa a perceber aquilo que é realmente necessário. E quais são aqueles gastos que não precisavam ter sido feitos. Escrevendo e analisando você inicia a administração das suas economias.

Não confie em contas que você faz sem sentar e sem analisar com tempo, calcule reiteradamente e veja os valores exatos. Dessa maneira fica mais simples entender onde estão os gastos que podem ser cortados.

Além disso dessa forma é possível identificar serviços que estão sendo pagos e que você sequer utiliza. Como por exemplo TV por assinatura, serviço de telefonia fixa, e outros, você pode estar pagando sem consumir.

Estabeleça metas e guarde dinheiro todos os meses

Uma maneira de administrar melhor suas economias é estabelecendo metas que podem ser diárias ou mensais de quanto você irá guardar. Dessa maneira assim que receber seu rendimento você já retira aquilo será guardado.

Para que funcione você precisa controlar suas finanças e verificar o valor possível e ideal a ser juntado. Eventualmente será necessário cortar gastos e apertar os freios para que você consiga cumprir com suas metas. Pode ser que a curto prazo você não consiga enxergar as vantagens disso.

No entanto em situações de emergência e a longo prazo você irá entender a importância e as vantagens de ter feito sua reserva.
Administre suas Economias Investindo:

A grande pegada para quem deseja administrar suas economias e ainda ganhar mais dinheiro é investir. Isso porque através de investimento você aumenta seus rendimentos bem como consegue juntar um valor ainda maior.

Confira agora algumas opções para que você invista suas economias, escolha qual delas se encaixa melhor no seu perfil e analise suas possibilidades.

1. Conta Poupança

Apesar de não render grandes lucros a facilidade de ter uma conta poupança pode ser um grande aliado para quem deseja investir dinheiro. Isso porque basta colocar em uma caderneta suas economias e deixar o dinheiro parado para ganhar.

Para saber mais sobre poupança click aqui e veja nosso artigo do assunto.

2. Investir em Títulos Públicos:

Outra forma de investimento para suas economias é fazer isso em títulos públicos, ou seja, aqueles que o Tesouro Nacional emite. Você investe no tesouro direto, contudo precisa do auxílio de uma corretora de valores.

3. Investir em Moeda Digital

As moedas digitais tem feito muito sucesso entre quem deseja investir o dinheiro. Uma das mais conhecidas é a Bitcoins, no entanto antes de colocar suas economias nesse mercado você precisa se atentar e estudar.

Apesar de ser um meio rentável é preciso tomar precauções para que o investimento não vire uma dor de cabeça. Nesse sentido antes de aplicar suas economias em moedas digitais estude e conheça o mercado.

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.