Aprenda sobre mercado financeiro

Antigamente, saber mais sobre o mercado financeiro só era possível fazendo uma faculdade de economia ou algo do tipo. Graças a internet, esse conteúdo está disponibilizado facilmente para todos consumirem!

Além disso, hoje em dia os instrumentos utilizados pelas instituições financeiras estão muito mais modernos, assim como a evolução dos sistemas de controle.

Dessa forma, fica mais fácil de você conquistar o sonho do carro novo ou da casa própria sabendo como investir um pouquinho por mês.

Mesmo com essa facilidade, ainda é difícil saber como interpretar o mercado financeiro, devido às siglas, na compreensão do retorno e dos riscos.

Porém, estamos aqui para te ajudar com essa questão! Nessa leitura, você vai entender melhor como o mercado financeiro brasileiro funciona e vai ganhar dicas de como investir seu dinheiro nele. Vamos lá!

Como funciona o mercado financeiro brasileiro?

Hoje, o Sistema Financeiro Nacional trabalha com essa estrutura de atuação normativa:

Há o Conselho Monetário Nacional, onde é feita a gestão de crédito, moeda, capitais e câmbio. Já o Conselho Nacional de Seguros Privados atua no controle de seguros privados.

Por último, o Conselho Nacional da Previdência Complementar age nas determinações pertinentes às empresas de previdência privada

Anúncios

Alguns operadores oferecem no mercado outras opções de ferramentas para gestão financeira. Elas têm a supervisão do Banco Central do Brasil, da Comissão de Valores Mobiliários, da Superintendência de Seguros Privada e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

Também há a divisão de mercado de capitais, que é segmentado por:

O mercado monetário realiza operações de curto e curtíssimo prazo, como títulos de vida, que permitem negociação no mercado secundário com liquidez.

Já o mercado de crédito é um dos principais instrumentos do mercado financeiro para a manutenção do crescimento econômico, as modalidades do crédito são crédito bancário, financiamento, imobiliário e bancos de desenvolvimento.

A área do mercado financeiro onde são realizadas as trocas de moedas entre os países chama-se mercado de câmbio.

O mercado de ações é responsável por financiar os investimentos e capital de giro das empresas. Composto por bolsa de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Também há o mercado de derivativos, que são aplicações financeiras feitas por instrumentos derivados de outros ativos, sendo divididas em mercado a termo, mercado futuro e mercado de opções

Principais tipos de investimento no mercado financeiro

Saiba tudo sobre os tipos de investimentos no mercado financeiro e escolha o que mais interessante para o seu estilo de vida!

Caderneta de poupança no mercado financeiro

É um dos investimentos mais conhecidos pelos brasileiros. A caderneta de poupança apresenta baixos riscos, mas também não tem uma grande rentabilidade.

O rendimento é descontado da inflação, o que faz com que ele seja bem baixo. No ano de 2020, a poupança está rendendo 2,625% ao ano.

Por esse motivo, a poupança é muito usada por quem não entende muito sobre mercado financeiro, mas deseja dar o pontapé inicial no mundo dos investimentos. Assim, a pessoa se sente mais confiante em aplicar seu dinheiro em uma outra forma de investimento no futuro.

Tesouro direto

O Tesouro Direto ficou conhecido por ter reduzido o valor mínimo de investimento necessário. Também é digital, sendo fácil de interagir com ele.

Mesmo assim, poucas pessoas conhecem o Tesouro Direto, o que faz com que ele não tenha grande expansão no mercado financeiro.

Em comparação com a caderneta de poupança, esse investimento oferece o mesmo nível de segurança, só que rendendo pelo menos o dobro.

Fundos de depósito Interbancários

Esse tipo de investimento traz mais risco do que os outros produtos de renda fixa. Com os fundos de depósito interbancários, os gestores se comprometem a entregar um rendimento mínimo, levando em consideração que o perfil da carteira será conservador.

Ações

Implicando grandes riscos, investir em ações no mercado financeiro demanda um conhecimento mais profundo, ou seja, é melhor contar com a ajuda de alguém que conheça o assunto.
Se você é um investidor iniciante, é melhor escolher outra opção de investimento ou pedir a ajuda de um contador. Assim, você conseguirá empregar o seu dinheiro de uma forma mais eficiente.

Fundos multimercado

Aqui, você vai encontrar vários ativos, pois os fundos multimercado misturam ações, investimentos de renda fixa como CDB e títulos públicos e privados, além de câmbio e derivativos.

Esse investimento no mercado financeiro oferece um rendimento a médio prazo, com o retorno estimado para mais de dois anos. Porém, ele oferece um risco menor para o investidor, justamente por conta de sua diversificação nas formas de aplicação de renda.

Previdência privada

A previdência privada tem um rendimento muito parecido com a da renda fixa. Mas, a diferença está nos benefícios tributários para as modalidades a longo prazo.

Porém, O grande destaque é a possibilidade de manutenção na renda do futuro, quando as oportunidades para geração de receitas vão ficar menores.

Está pronto para investir no mercado financeiro? Continue aprendendo mais sobre o assunto no nosso blog!

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.