7 Erros que te impedem de alcançar a liberdade financeira

A liberdade financeira é, sem dúvidas, o sonho de muitas pessoas. No entanto, o percurso para alcança-la não é nada fácil, exige comprometimento e muita disciplina, além de ser necessário ter um bom planejamento financeiro.

No entanto, muitas pessoas que possuem esse sonho cometem alguns erros que impedem que a liberdade financeira se torne uma realidade.

No post de hoje, reunimos os principais erros que impedem as pessoas de alcançar esse sonho. Confira!

1. Não planejar as finanças

Não planejar as finanças é o primeiro erro que deve ser evitado por alguém que quer ser livre financeiramente. Para reparar isso, o primeiro passo é organizar um orçamento. Registre todas as suas fontes de renda e todas as suas despesas em uma planilha ou em um pedaço de papel.

Quando você terminar os registros, é hora de analisar as suas despesas. Separe-os em gastos essenciais e não-essenciais. Em seguida, veja quais despesas não-essenciais podem ser cortados. Ao cortar gastos, você poderá traçar planos para utilizar o dinheiro economizado.

Como o objetivo final é a liberdade financeira, busque por investimentos que combinem com o seu perfil financeiro, e planeje o quanto poderá investir em cada mês.

2. Não ter objetivos claros

Não adianta nada ficar sonhando em conquistar a independência financeira sem traçar nenhum tipo de objetivo e fazer planos para que esses objetivos sejam alcançados.

Sem nenhuma prioridade estabelecida, ter disciplina para economizar e controlar as despesas, sem gastar com despesas realmente necessárias, fica bem mais difícil.

Anúncios

Quando você estabelece objetivos e prioridades, a liberdade financeira fica mais próxima de se tornar uma realidade, já que assim haverá motivos que justifiquem as suas atitudes em relação ao seu dinheiro e todo o seu planejamento financeiro passa a ter mais sentido, tonando-se mais tangível.

3. Gastar o seu salário antes de receber

Esse é um grande erro que qualquer pessoa que deseja alcançar sua liberdade financeira deve se livrar.

Se o salário ficar comprometido antes de recebe-lo, com, por exemplo, compras no crédito, ele pode ter que atrasar o pagamento de contas. Com isso, o acúmulo de contas atrasadas pode se tornar inevitável, trazendo diversas dividas que poderão afastar qualquer um da liberdade financeira.

Portanto, organize suas finanças e fique atento a todas as suas despesas. Só assim você consegue fazer seu salário render mais.

4. Não estudar sobre finanças

É verdade que a educação básica brasileira não apresenta nenhum tipo de incentivo ou disciplina que contribua para a educação financeira das crianças. No entanto, existe muito material sobre educação financeira que pode te ajudar a organizar suas finanças e a conhecer conceitos sobre finanças e economia.

A falta de conhecimento na área pode levar pessoas a investir em aplicações ruins, que não condizem com os seus perfis e, por consequência, acabam perdendo dinheiro.

Além disso, uma pessoa com pouco conhecimento financeiro pode perder ótimas oportunidades de investimentos, não colocando o dinheiro onde realmente deveriam.

5. Não ter disciplina

Para alcançar a independência financeira é preciso ter disciplina, por isso, é necessário comprometimento aos planos e sempre evitar de deixar de fazer os investimentos.

Também é necessário se comprometer aos planos de longo prazo, tentando evitar qualquer tipo de gasto com coisas desnecessários, que possam escapar daquilo que consta nos planos e, também, no orçamento.

Afinal de contas, se não houver nenhum gasto desnecessário nos rendimentos do dinheiro investido, a quantia acumulada no futuro será maior. Sendo assim, tudo que for economizado hoje, pode ser usado para realizar o sonho da liberdade financeira no futuro!

6. Acreditar em métodos para ganhar dinheiro rapidamente

Ofertas para conseguir dinheiro rápido sem ter que fazer muito esforço podem parecer sedutoras, mas há grande chance de que isso seja, no mínimo algum tipo de propaganda enganosa.

Fique atento! A vontade de ganhar muito dinheiro rapidamente, para alcançar logo a liberdade financeira, podem fazer com que você caia em alguma cilada e perca muito dinheiro.

Portanto, fique muito atento a esse tipo de oferta e evite esses métodos que oferecem dinheiro fácil.

7. Não guardar dinheiro para fazer uma reserva de emergência

Não adianta nada fazer economias e vários investimentos se você não guardar um dinheiro para possíveis imprevistos.

Uma reserva de emergência é essencial para caso aconteça algum tipo de situação emergencial, em que seja necessário gastar uma boa quantia de dinheiro. Com a reserva, você evita ter que recorrer a algum tipo de empréstimo ou a gastar parte do seu patrimônio para cobrir os custos da emergência.

Além disso, a reserva é bem útil para garantir que o seu dinheiro investido não seja gasto e também para manter o seu padrão de vida.

Por fim, é muito importante que a sua reserva emergencial esteja investida em um tipo de ativo com liquidez alta. Nesse tipo de investimento, você não corre o risco de ter perdas ao sacar o dinheiro investido imediatamente.

 

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!