5 Dicas para fazer seu salário render mais

É muito comum chegar ao final do mês e ter a sensação de que o dinheiro do salário não rendeu nada. No entanto, muitas vezes isso ocorre por uma desorganização financeira.

Para ajudar você a se organizar, montamos este artigo com 5 dicas que te auxiliarão a fazer com que você aproveite melhor o dinheiro do seu salário.

1. Crie um orçamento mensal e tenha controle sobre o seu salário

Muitas pessoas que aspiram por bons hábitos financeiros costumam cometer o erro de não elaborar um orçamento para organizar as finanças. Ter uma noção exata das suas despesas mensais é essencial para fazer o seu salário render mais.

Portanto, o primeiro passo para fazer com que a sua renda mensal seja suficiente é elaborar um orçamento mensal. Nele, você deve definir o valor do seu salário líquido e as suas despesas fixas e variáveis. Se você tiver alguma dificuldade para montar o seu orçamento, existem diversos modelos prontos disponíveis e também aplicativos para celulares.

Com as receitas e as despesas registradas, faça um cálculo para ver o quanto sobra no final do mês. Analisar esses números é essencial para evitar a criação de dívidas e também para saber quais gastos devem ser reduzidos e, se for necessário, cortados para que seu salário renda mais.

2. Cuidado com o cartão de crédito!

O cartão de crédito, se usado com cautela, pode sim ser muito útil. No entanto, se mal controlado, ele se torna uma fonte de dívidas, tanto que o cartão é uma das principais causas de endividamento entre os brasileiros. Se você realmente quer fazer com que o seu salário renda mais, então é necessário mudar a forma que você usa o cartão de crédito.

Aqueles gastos pequenos feitos no cartão, como um lanche ou uma roupa, se olhados de forma isolada, podem parecer pouca coisa, mas ao longo do mês esses gastos acumulados podem custar caro, fazendo com que boa parte do seu salário seja gasto para pagar a fatura.

Deste modo, a melhor alternativa é dar preferência para comprar à vista ou juntar dinheiro para comprar um produto ou adquirir algum serviço. Afinal de contas, o seu objetivo é economizar para que seu salário renda mais, é necessário mudar seus hábitos de consumo.

Anúncios

3. Tenha metas financeiras

Definir metas e objetivos para gastar o seu dinheiro é muito importante, afinal, por que você quer que o seu salário renda mais? Para poder viajar? Para comprar uma casa? Ou simplesmente para ficar com as contas em dia? Enfim, os motivos variarão de pessoa para pessoa.

A importância das metas financeiras é simplesmente fazer com que você fique focado em atingir os objetivos e evite gastar seu salário com despesas desnecessárias. Assim, tente definir metas para curto, médio e longo prazo.

Para que você atinja suas metas, é necessário ter um bom planejado. Portanto, consulte e analise o seu orçamento. Veja o quanto seu salário você precisa reservar mensalmente para que seus objetivos sejam alcançados. Por fim, mantenha-se organizado e você conseguirá alcançar os seus objetivos.

4. Reserve uma parte do salário para investimentos

Os investimentos são essenciais na vida financeira e também são importantíssimo para fazer com que as suas metas de médio e longo prazo se tornem uma felicidade.

É importante que pelo menos 10% do seu salário seja utilizado para fazer algum tipo de investimento. Se você achar pouco, você pode aumentar essa quantia com o passar do tempo. O ideal é que você comece com pouco para criar o hábito de investir. Em longo prazo, você verá que esse dinheiro poderá se transformar em uma boa reserva.

De início, procure investimentos de renda fixa, como o CDB e o Tesouro Direto, eles são uma ótima opção para quem está começando a investir e que querem segurança. A poupança também faz parte dos investimentos de renda fixa, mas a sua rentabilidade está cada vez menor, fazendo com que ela não seja o investimento mais adequado. Há outros investimentos bem mais seguros e rentáveis!

Quando você tiver mais conhecimento sobre o mundo dos investimentos e se estiver disposto a correr riscos, fazer investimentos na bolsa de valore também pode ser uma boa opção.

5. Compare bem os preços na hora das compras

Se você realmente quer aproveitar melhor o seu salário, então terá de separar um tempo para pesquisar os preços de diferentes estabelecimentos antes de ir fazer suas compras mensais.

Geralmente, nós compramos no local onde é mais conveniente, seja perto de casa ou perto do trabalho. Essa comodidade pode custar caro! Certifique-se de pesquisar o preço ofertado por diferentes redes de supermercado e escolha a mais barata.

Evite também fazer compras quando estiver com pressa. Isso pode atrapalhar bastante, já que a tendência é comprar o primeiro produto que vê, sem antes comparar os preços.

Ao fazer essa comparação todo mês, você conseguirá economizar uma boa parte do seu salário!

E aí, gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também possam ver!